TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
- Viviane Pacheco

- 17 de fev. de 2021
- 1 min de leitura

Acho importante já explicar que a principal diferença entre BIPOLARIDADE e o BORDERLINE é a frequência da instabilidade do humor. O bipolar fica horas, dias, em exaltação ou depressão, já o border varia mais, o humor muda em questão de minutos ou poucas horas.
O Transtorno de Personalidade Borderline é caracterizado pela instabilidade do humor, comportamento e relacionamentos.
Exemplos dos principais sintomas:
Instabilidade do humor: para o Border é tudo ou nada. Momentos de prazer e alegria podem dar lugar a sintomas depressivos ou ansiosos num mesmo dia, a paixão intensa pode virar indiferença ou desprezo em uma semana.
Medo de abandono: alta sensibilidade à rejeição, pequenas recusas causam grandes desgastes emocionais, como um atraso ou cancelamento de um encontro ser interpretado como rejeição.
Sentimento crônico de vazio: por ter variações de humor exageradas, o Border reforça o sentimento de culpa, se considera uma pessoa má. O vazio está relacionado à insegurança e destruição da auto-imagem.
Impulsividade autodestrutiva: em pelo menos 2 áreas, para lidar com as sensações de vazio ou de rejeição, é comum recorrer a comportamentos que trazem alívio imediato, como compras compulsivas, abuso de álcool ou drogas, comportamentos sexuais de risco, compulsão alimentar ou dietas restritivas demais. Os próprios relacionamentos (ou a sensação de ser amado e aceito que eles proporcionam) podem ser um vício.
O TRATAMENTO desse transtorno consiste em psicoterapia associada a medicações específicas para cada caso, por isso é de extrema importância que pessoas com os sintomas acima tenham avaliação e acompanhamento psiquiátrico e psicológico.
Para agendar Atendimento Psicológico Online, você pode me chamar aqui pelo direct mesmo ou whatsapp 21 98378-9906,
Um abraço,
Viviane Pacheco
CRP 05/61364

Comentários